A importância do calçado

Em numerosas ocasiões a moda não anda de mãos dadas com a saúde, especialmente quando se trata de sapatos.

Descubra quais são os problemas mais comuns que acarreta o uso constante de alguns sapatos.

Deformidades do dedo do pé. Os sapatos com ponta fina que mantêm os dedos apertados geram deformações neles fazendo com que pareçam justamente mais “pontiagudos”. Por outro lado, os saltos altos também fazem com que os dedos fiquem esmagados dentro do sapato e que os ossos de mudem de forma, assemelhando-se com garras.

Joanetes. Os sapatos muito apertados são os responsáveis pelos odiosos joanetes, a forma de evitar esse problema é usar o calçado adequado, que não aperte os pés.

Problemas no tornozelo. Os sapatos de plataforma são os principais responsáveis por este problema, porque contribuem para a instabilidade.

Como se está adicionar altura não natural aos pés, é mais provável que aconteçam entorses no tornozelo  são usadas plataformas com muita frequência ou durante muito tempo.

Lesão do tendão de Aquiles. Este é o resultado do uso constante de saltos altos agulha por muito tempo. A tendinite afeta quase todas as mulheres que usam estes saltos diariamente.

Fascite plantar. A fascite plantar é uma condição que causa uma dor severa no pé. A falta de apoio significa problemas nos tendões, incluindo a inflamação do tendão que conecta o osso do calcanhar com os dedos dos pés.

Pé em garra. As sandálias também são prejudiciais, incentivam a formação de pé em garra, devido ao fato de que não têm suficiente aderência.

Lesão do nervo. As botas altas apertadas são extremamente prejudiciais, já que podem gerar danos irreversíveis aos nervos do pé.

Se forem feitos com materiais que apresentam muito pouco alongamento, restringem os movimentos do joelho e exerce uma grande pressão sobre os nervos, o que pode levar a uma sensação de dor e ardor.

Problemas nas articulações. Calçados esportivos, especialmente os tênis de corrida também podem causar problemas quando o amortecimento está desgastado. Convém sempre substituir este sapato para evitar sofrer de dor nas articulações e outros problemas de saúde dos pés.

Dor. as sapatilhas oferecem praticamente nenhum apoio para o arco do pé e como têm um amortecimento muito limitado, podem contribuir para outros problemas, portanto, não devemos abusar da sua utilização.

Fungos. Os sapatos que são forrados de couro podem ser muito confortáveis e acolhedores, mas apesar de não gerarem problemas com as articulações e os tendões, sim podem causar fungos devido à umidade que geram.

Artrite. Os sapatos desconfortáveis tenham salto alto ou não, podem aumentar o risco de artrite nas articulações dos pés, devido à pressão extra que exercem. O sapato tem que ser o mais confortável possível, de modo que os pés não sofram e se pise com normalidade.