Patologias da mão

Artroses
Artrose é o desgaste da cartilagem que recobre uma articulação. Ela pode acometer qualquer articulação da mão, sendo as mais freqüentes as de interfalangeanas distais, interfalangeanas proximais e da base do polegar.
O tratamento das artroses varia desde medicação e órteses até cirurgia, dependendo do tipo e do grau de desgaste sempre levando em consideração as queixas do paciente.

Dedo em gatilho
È quando o tendão flexor de um dedo fica muito apertado em uma polia que o prende ao osso. A pessoa tem dor e o dedo trava dobrado junto à palma da mão sofrendo um ressalto repentinamente ao tentar estendê-lo (daí o nome de gatilho). Isso geralmente decorre de uma tentinite deste tendão.
O tratamento varia de infiltração no local até cirurgia para liberar este tendão.

Doença de Dupuytren
É uma contratura da fáscia palmar (na palma da mão) de um ou mais dedos causando a flexão do dedo acometido podendo até fechar completamente. Esta flexão é rígida e gradual e a pessoa não consegue mais estender o dedo. Na palma da mão e dedos palpa-se nódulos e cordas endurecidas.
Esta patologia é bem mais freqüente em homens e o tratamento é cirúrgico.

Síndrome do Túnel do Carpo
Patologia muito freqüente, causa dor e dormência em dedos, mão, podendo subir até o ombro. As queixas são principalmente noturnas, prejudicando o sono do paciente. O diagnóstico é feito com um exame clínico bem específico e o tratamento pode ser clínico (tala, infiltração) ou cirúrgico, o que costuma resolver o problema.

Cistos sinoviais
São muito freqüentes, consistindo em tumorações no punho ou dedos que são cheias de liquido sinovial proveniente das articulações (como hérnias).
Normalmente não causam dor e são considerados problemas estéticos. Após feito o diagnóstico e, sendo indolor não necessitam tratamento a não ser por motivos estéticos.
Quando for necessário o tratamento, podemos fazer aspirações ou a remoção cirúrgica do cisto.

Traumatismos na mão
Os traumatismos da mão ocorrem diariamente em todos os lugares e situações. Podem ser causados por inúmeros mecanismos como cortes, esmagamentos e contusões.