Epicondilite lateral
A Epicondilite Lateral
A epicondilite ou epicondilite lateral, também denominada de cotovelo de tenista, é uma inflamação dos tendões do cotovelo, atingindo em especial, os músculos extensores do punho e dos dedos.
Esta afecção é causada por actividades que exige uso excessivo dos músculos extensores do punho ou dos pronadores do antebraço. Aproximadamente, metade das pessoas que praticam ténis são atingidas por esta inflamação, assim como jogadores de squash, basquet, praticantes de esgrima, lançamento de dardo, entre outros. No entanto, a epicondilite pode atingir trabalhadores que realizam suas actividades de forma inadequada, como por exemplo, informáticos/administrativos ou pessoas que utilizam com muita frequência o computador sem que sejam tomadas as medidas adequadas.
Os sintomas se iniciam com uma leve dor, na maior parte dos casos, localizada na face externa do cotovelo se estendendo pelo antebraço. Caso o esforço repetitivo continue ser realizado, em especial sobrecarregando a região do antebraço, a área afectada irá tornar-se dolorosa ao toque, podendo ela irradiar até o punho.
O tratamento, geralmente é conservador. É realizado o procedimento cirúrgico apenas quando não houver a resultados através do tratamento fisioterápico e medicamentoso dentro de três meses. O tratamento médico é feito com o uso de antiinflamatórios. Também utiliza-se a acupuntura, a manipulação da região cervical e do membro superior e infiltração de corticóides. O uso de acessórios que envolvem o antebraço firmando-o, conhecido como brace, pode ser útil no início do tratamento, especialmente em atletas.
A prevenção desta inflamação é feita com mudança da técnica dos fundamentos do desporto, no caso de atletas, pois são eles os mais afectados. Outro ponto importante em indivíduos que jogam ténis é o uso da raquete ideal.