Nevralgia cervicobraquial
A irritação ou compressão de alguma das raízes nervosas provenientes da medula espinal na coluna cervical pode originar o aparecimento de uma dor intensa no pescoço, na região dorsal e num dos membros superiores. A exacta localização da dor depende da raiz espinal afectada, já que a dor é perceptível ao longo de toda a zona inervada sensitivamente pela raiz (na figura, é possível observar as zonas inervadas pelas diferentes raízes espinais cervicais).
Embora possa ser provocada por qualquer alteração que provoque a deslocação ou inflamação das estruturas próximas das raízes nervosas, a principal causa para o desenvolvimento de uma nevralgia corresponde a uma hérnia discai, independentemente de esta ser provocada por um traumatismo ou originada por um processo degenerativo crónico.
A crise manifesta-se, na maioria dos casos, repentinamente, mas por vezes é precedida de uma dor cervical crónica e de episódios agudos. A dor pode ser acompanhada por outros sinais e sintomas neurológicos, como formigueiros, sensação de frio ou calor, pontadas e cãibras na zona afectada. Normalmente, estes sinais e sintomas vão desaparecendo de maneira espontânea ao fim de algumas semanas, durante as quais convém manter o pescoço em repouso através da utilização de um colar cervical, de forma a facilitar a recuperação das lesões e a cura da irritação das raízes nervosas afectadas. Nos casos mais graves, se o problema não ceder ou caso se manifestem sinais e sintomas de uma grave deterioração de alguma raiz nervosa, por exemplo através do comprometimento da sua função motora, convém recorrer à cirurgia para efectuar uma descompressão e reparar as lesões responsáveis.