Tratamento da Bursite

O tratamento para bursite, que consiste na inflamação da bursa, que é uma bolsa que serve para proteger a articulação e o osso, deve ser orientado por um fisioterapeuta e tem como objetivo aliviar a dor e a inflamação da região afetada.

Desta forma, o tratamento da bursite pode ser feito com:

  • Repouso;

  • Colocação de gelo na região afetada durante 20 minutos, cerca de 3 vezes por dia;

  • Fisioterapia;

  • Ingestão de remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como o Paracetamol, o Ibuprofeno ou o Diclofenaco, por exemplo, quer em comprimidos ou pomadas;

  • Injeções de corticoides, no caso de bursite crônica, em que a inflamação dura mais de 3 meses e a dor não passa;

  • Antibióticos, quando ocorre infecção.

A cirurgia para drenar o líquido da bursa ou remover completamente a bursa também pode ser uma opção de tratamento, mas só nos casos em que há infecção e os outros tratamentos não surtiram efeito.

Fisioterapia para bursite

O tratamento fisioterapêutico para bursite, incluindo para a bursite do tendão de Aquiles, deve ser diário e consiste no uso de aparelhos analgésicos e anti-inflamatórios, como o Tens, ultrassom, corrente galvânica ou microcorrentes, por exemplo, para diminuir a inflamação e a dor da região afetada.

Além disso, a fisioterapia também utiliza técnicas e exercícios para aumentar a mobilidade da articulação afetada e alongamentos musculares para melhorar a sua função.

O tratamento fisioterapêutico para bursite, geralmente, demora 6 meses e, após a fisioterapia, é recomendado que o indivíduo continue a praticar alguma atividade física para manter a articulação hidratada e os músculos fortes, para evitar um novo quadro de bursite.

Tratamento caseiro para bursite

O tratamento caseiro para bursite consiste na adoção de alguns cuidados para aliviar a dor e a inflamação da região afetada, como:

  • Colocar gelo durante 20 minutos, cerca de 3 vezes por dia;

  • Utilizar joalheiras, em caso de bursite no joelho, para suportar a articulação e diminuir a dor;

  • Não dormir para o lado do quadril com bursite;

  • Ao dormir, colocar travesseiros para suportar a articulação.

tratamento natural para bursite pode ser feito através da alimentação, aumentando o consumo de alimentos com propriedades anti-inflamatórias, com o objetivo de reduzir a inflamação e a dor. Saiba quais os alimentos anti-inflamatórios.

Tratamento alternativo para bursite

O tratamento alternativo para bursite pode ser feito através da acupuntura, por exemplo, pois através da aplicação das agulhas na região afetada ou no meridiano correspondente é possível reduzir a inflamação e a dor.

Sinais de melhora

Os sinais de melhora da bursite surgem com o tratamento e incluem a redução da dor da região afetada e da dificuldade em movimentar o membro afetado.

Sinais de piora

Os sinais de piora da bursite estão relacionados com as suas complicações como infecção da bursa, por exemplo, e incluem o aumento da dor da região afetada e da dificuldade em movimentar esse membro, assim como, a vermelhidão e o aumento do inchaço da região afetada, que pode ficar também quente.