Dores nas virilhas
As lesões ao nível da virilha são habituais em determinado tipo de desportos, como é o caso do futebol e do ténis, mas também no domínio do atletismo. É uma circunstância motivada pelos elevados níveis de esforço impostos aos atletas profissionais.
Mas não se pense que este é um problema meramente desportivo. Aliás, há situações problemáticas que podem começar por manifestar-se através de uma simples dor muscular na virilha, evoluindo depois para situações mais complexas.
Ora atente em algumas das causas mais comuns das dores musculares na virilha…
Distensões ou contracturas musculares
As lesões musculares na virilha associadas à prática desportiva são bastante comuns, conforme foi já referido. As alterações bruscas e súbitas de direcção ou de intensidade numa corrida, num jogo de futebol ou numa partida de ténis são determinantes para este tipo de situações. Quando se verifica uma escorregadela, por exemplo na relva molhada, durante um desafio de futebol, e se é forçado a abrir demasiado as pernas, é provável que ocorra uma lesão ao nível da virilha.
Os desportos de combate assentes na movimentação das pernas, como é o caso do Taekwondo e do Jiu-Jitsu, também são atreitos a lesões destas.
Muitas vezes, para lá das circunstâncias próprias do combate, dos treinos ou dos jogos, a execução de um mau aquecimento motiva o aparecimento destas distensões ao nível da virilha. Esta área do nosso corpo exige particularmente uma rotina de aquecimento e de alongamentos aturada, fruto da sua delicadeza estrutural.
Problemas ao nível dos testículos
Nos homens as dores musculares na virilha podem ser um sinal de que há algum problema com os seus testículos e / ou com o escroto. Há diversas anomalias ao nível destes órgãos que se podem detectar através do desconforto nas zonas adjacentes. Torsão testicular, orquite ou inflamação testicular, epididimite ou inflamação do epidídimo são apenas alguns dos nomes assustadores dessas lesões que importa tratar com o devido aconselhamento médico.
Este tipo de dores pode ainda ser um sintoma de um tumor, designadamente do denominado tumor de Leydig, ou sinal de um trauma ao nível do saco escrotal.
Gravidez
O período de gestação é uma fase em que algumas mulheres podem também sentir dores musculares na virilha. É o resultado da compressão do útero sobre os demais órgãos do corpo que ocorre na gravidez. E, de resto, o peso a mais que as grávidas carregam motiva maior risco de lesões musculares ao nível dos membros inferiores e designadamente neste ponto de flexão abaixo do abdómen.
Mais frequentes nos homens do que nas mulheres
Todavia urge notar que as dores musculares ao nível da virilha são mais recorrentes nos homens do que nas mulheres. Isto explica-se pelas características específicas dos dois géneros, sendo que o corpo masculino está muito menos preparado para situações de choque. Já a mulher tem uma pélvis muito mais habilitada para suportar embates.
Não sofra mais, vá ao médico!
Além das situações notadas acima, as dores musculares na virilha podem ainda indiciar pedras nos rins, hérnias, cálculos renais, infecções urinárias ou problemas nas glândulas linfáticas. Urge assim não tratar estes casos com leviandade. É importante que consulte o seu médico para avalizar com rigor o que se passa, particularmente quando as dores forem acompanhadas de outros sintomas, nomeadamente vómitos, tonturas, náuseas e febre. Só com um diagnóstico acertado e o devido remédio para a dor muscular poderá resolver devidamente o problema.