Dedo em gatilho ou tenossinovite estenosante
Dedo em gatilho ou tenossinovite estenosante
O dedo em gatilho ou tenossinovite estenosante, como é cientificamente chamada, é uma inflamação no tendão responsável por dobrar o dedo, fazendo com que o dedo fique sempre dobrado, mesmo que o indivíduo tente abri-lo.
O dedo em gatilho tem cura através do tratamento que pode ser feito com fisioterapia e em casos mais graves cirurgia.
A inflamação crónica do tendão provoca a formação de um nódulo na base do dedo, que é o responsável pelo estalido, parecido com um gatilho, durante o fechamento e abertura do dedo afectado, como mostra a imagem.
O dedo em gatilho é mais frequente em mulheres de meia-idade, mas pode ocorrer em pessoas de todas as idades, incluindo crianças.
Sintomas do dedo em gatilho
Os sintomas do dedo em gatilho incluem:
- Dor na base dos dedos ou na palma da mão;
- Inchaço do dedo;
- Endurecimento do dedo;
- Dedo dobrado e ao tentar esticá-lo pode-se ouvir um estalido doloroso parecido com um gatilho.
O dedo em gatilho no polegar é um dos mais frequentes, assim como o dedo médio e anelar e os sintomas pioram pela manhã devido ao aumento do inchaço e inatividade durante a noite.
Causas do dedo em gatilho
As causas do dedo em gatilho podem ser:
- Realização de atividades repetitivas;
- Genética;
- Diabetes;
- Problemas reumáticos.
No entanto, na maioria dos casos a causa é desconhecida. O diagnóstico é feito através da examinação do paciente e da realização de exames complementares, como ultrassonografia e ressonância magnética.
Tratamento para dedo em gatilho
O tratamento para dedo em gatilho varia conforme a intensidade, gravidade e os sintomas.
Em casos leves, o tratamento é feito através da fisioterapia para dedo em gatilhoatravés de exercícios e massagem. Os exercícios para dedo em gatilho servem para fortalecer os músculos responsáveis por esticar a mão e os dedos, manter a mobilidade e aliviar o inchaço e a dor. Outras medidas incluem:
- Repouso por 7 a 10 dias, evitando atividades manuais repetitivas e que necessitem de esforço;
- Uso de uma tala própria durante algumas semanas que mantém o dedo sempre esticado;
- Uso de uma bolsa térmica ou calor local com água morna, principalmente pela manhã, para aliviar a dor;
- Uso de gelo por 5 a 8 minutos no local para aliviar o inchaço;
- Medicamentos anti-inflamatórios;
Em casos graves, o ortopedista pode aplicar uma injeção de cortisona diretamente sobre o nódulo. Este procedimento é simples e rápido e tem o objetivo de aliviar os sintomas, principalmente a dor.
No entanto, pode ser necessário repetir o procedimento e não é aconselhável usá-lo muitas vezes porque pode ocorrer enfraquecimento do tendão e risco de ruptura ou infecção.
Cirurgia para dedo em gatilho
A cirurgia para dedo em gatilho é realizada quando as outras formas de tratamento não resultam. É feito um pequeno corte na palma da mão e a porção inicial da bainha do tendão é alargada ou liberada.
O tratamento cirúrgico para dedo em gatilho tem baixo índice de complicações e excelente resultado a curto e longo prazo. O paciente, 1 a 2 semanas após a cirurgia, já pode realizar leves atividades com a mão e a recuperação total normalmente acontece semanas depois.
Dedo em gatilho em bebe
O dedo em gatilho em bebé pode ocorrer devido a factores congénitos ou traumáticos e quando não é tratado adequadamente pode ocorrer deformidades graves devido à imaturidade dos ossos das crianças.
O tratamento para dedo em gatilho em bebê pode ser feito com fisioterapia, massagem e cirurgia após a criança fazer 1 ano. Alguns médicos preferem realizar logo a cirurgia, enquanto outros preferem tentar outras formas de tratamento e só depois cirurgia. Porém, a cirurgia é obrigatória quando há bloqueio de movimentos.