Cãimbras
A cãibra é uma contracção involuntária, dolorosa e transitória de um músculo ou grupo muscular, provocada por circunstâncias muito diversas. As causas mais frequentes de cãibras são um exercício físico intenso, a manutenção de posições incómodas durante um determinado período de tempo, a exposição ao frio ou calor excessivos e estados de desidratação que provoquem suores intensos, vómitos e diarreia. De qualquer forma, em alguns casos, as cãibras constituem uma manifestação de alguma doença, já que se evidenciam como consequência da diabetes, de determinadas intoxicações, de neurites, dos problemas da tiróide e paratiróides, da insuficiência renal e da diminuição da concentração de potássio ou magnésio no sangue, por exemplo.
Embora as cãibras afectem particularmente os membros inferiores, sobretudo a barriga da perna e os pés, podem-se evidenciar em qualquer parte do corpo, nomeadamente em pessoas cuja profissão ou actividade obriguem determinados músculos a constantes esforços excessivos.
As cãibras têm tendência para se evidenciar durante ou depois de um esforço físico, mas também podem surgir em momentos de inactividade ou até mesmo durante o repouso nocturno. Os principais sinais e sintomas das cãibras são o aparecimento de dor e a contracção involuntária dos músculos afectados, que ficam de tal forma rígidos que impedem o movimento do segmento corporal correspondente, mesmo com a ajuda de outras pessoas.
As cãibras costumam desaparecer espontaneamente ao fim de alguns minutos. De qualquer forma, caso não cedam naturalmente, pode-se tentar reduzir a sua duração e diminuir a sua intensidade através de um suave estiramento do segmento corporal bloqueado, da realização de uma suave massagem sobre o músculo contraído, da aplicação rítmica de pequenos golpes com as mãos abertas até que o músculo se relaxe e descanse durante cerca de vinte minutos, no mínimo, antes de se prosseguir com a actividade que se estava a realizar.